Presidente da Argentina: Conheça a Vida e a Política

Presidente da Argentina: Conheça a Vida e a Política

A atual presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é famosa por ser a primeira mulher a ser eleita diretamente na Argentina, sendo reconhecida pela redução da pobreza no país, pelo aumento do PIB e pela instauração do casamento igualitário.

Nascida em La Plata em 1953, foi eleita em dezembro de 2007 e reeleita em 2011 com mais de 70% dos votos em dezembro de 2011. Foi casada com o ex-presidente da Argentina Nestor Kirchner e hoje atua com um governo populista, regado pela política dos direitos humanos.

Kirchner e a Política

Presidente da Argentina: Conheça a Vida e a Política

Cristina começou sua carreira como senadora das províncias de Santa Cruz e de Buenos Aires. Foi primeira-dama no mandato de Nestor Kirchner, de 2003 a 2007, sucedendo-o na liderança do país e tendo seu mandato renovado como presidente da Argentina até 2015.

Seguiu muitos passos do marido, mantendo, por exemplo, a política dos direitos humanos, que suprimiu as leis que garantiam a anistia de criminosos políticos. Durante o governo Kirchner houve julgamento dos repressores da ditadura militar, que ocorreu entre os anos de 1976 e 1983.

A porcentagem do PIB redirecionada à educação praticamente dobrou, sendo o período de 2003 a 2010 marcado pela maior quantidade de escolas construídas na história do país.

Além disso, as pensões e os salários mínimos foram aumentados significativamente além de serem instauradas políticas populistas de subsídio, conhecidas no Brasil como “Bolsa Família”.

A aceitação dos eleitores foi tão significativa que, após o resultado das eleições, fez-se uma festa na Praça de Maio para celebrar a posse da presidente da Argentina, mas também houve polêmica durante seus mandatos.

Simplesmente Cristina

Presidente da Argentina: Conheça a Vida e a Política

Mãe de dois filhos, Maximo e Florencia, a advogada casou-se com seu companheiro de militância, o ex-presidente da Argentina, Nestor Kirchner, em 1975. Tornou-se viúva em outubro de 2010, sendo Nestor vítima de uma parada cardiorrespiratória.

No final do ano passado assustou seus eleitores com a detecção de um tumor na tiroide. A cirurgia não apresentou complicações e a presidente da Argentina pode seguir sua vida normalmente.

O Governo Stand Up

Presidente da Argentina: Conheça a Vida e a Política

Sempre rodeada por polêmicas, a presidente da Argentina sempre levou suas campanhas políticas submetendo-se à vontade do povo. Ela voltou seu governo totalmente para o interesse social do país e o sucesso tem sido grande.

Mas as surpresas ao povo não param em reformas e melhorias financeiras. Agora Cristina Kirchner definiu que irá comunicar-se com o povo argentino através de informes em cadeia nacional que seguem o formato “stand up”.

A presidente da Argentina está marcando seu segundo mandato com uma forma inovadora de se comunicar com o público, apesar de não dar entrevistas, deixando o povo informado com seus discursos cada vez mais recorrentes nas emissoras televisivas.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.