Vitor Meirelles: Biografia e Obras do Autor

Vitor Meirelles: Biografia e Obras do Autor

Vitor Meirelles, um filho de emigrantes portugueses no Brasil, foi um dos maiores pintores do Brasil, nascido em 1832 em Florianópolis, e falecido no ano de 1903.
O pintor foi reconhecido como um dos maiores pintores históricos de sempre, e uma das suas obras, o quadro “A Primeira missa no Brasil” foi considerado por críticos como uma das maiores obras de arte de sempre, feitas por um artista brasileiro.
Saiba mais sobre a vida e obra de um dos mais famosos pintores da história brasileira.

Breve biografia de Vitor Meireles

Vitor Meirelles: Biografia e Obras do Autor

Vitor Meirelles cresceu no estado de Santa Catarina, e desde pequeno os seus pais notaram o seu talento para o desenho e para a pintura.
Quando ele tinha apenas 15 anos, se mudou para o Rio de Janeiro, para cursar pintura histórica em uma Academia de Artes. Entretanto com o mérito do seu talento ele ganhou uma bolsa de estudos para prosseguir os estudos em França e em Itália.
Em Paris ele aprendeu com os melhores artistas franceses, e passado alguns anos ele elaborou uma pintura à qual deu o nome de “A Primeira missa no Brasil”, uma obra-prima muito aclamada pela crítica, que foi inclusive exposto em um importante salão de exposições de Paris.
Depois de ter concluído os seus estudos, o pintor regressou à sua terra Natal e começou a sua vida profissional como professor de pintura histórica na faculdade onde ele havia se graduado. Ele exerceu a profissão de professor até ao ano de 1890, ao mesmo tempo que continuou a produzir obras de pintura.

Obras do Pintor Vitor Meirelles

Durante a sua carreira Meirelles encantou o Brasil com grandes telas como a “Batalha de Riachuelo”, a “Passagem do Humaitá”, “Moema”, “O Juramento da Princesa Isabel”, e “A Batalha dos Guararapes” de 1875.
Em pouco tempo ele se tornava muito famoso no Brasil tendo ganho vários prêmios oficiais de reconhecimento do seu talento.

Além de ter evoluído ao longo do tempo como pintor, Vitor Meirelles também ganhava a vida fazendo retratos de pessoas.
Ele teve a honra de ser convidado para fazer o retrato de pessoas da realeza como a imperatriz Teresa Cristina.

Entretanto o auge da sua carreira durou até ser proclamada a República no Brasil, altura em que nas escolas foram demitidos todos os professores que vinham do tempo da monarquia.
A partir desse momento o pintor passou a ser descriminado por ter estado associado à monarquia, e subitamente por motivos políticos a sua arte passou a ser considerada lixo.
Apesar de ter tido momentos de glória e grande êxito, o pintor acabou por falecer na pobreza.

Mas muitas décadas volvidas, a história do Brasil não esquece a importância das suas obras que foram consideradas pelos maiores críticos do mundo, como pinturas de grande qualidade feitas por um artista de talento ímpar.
Atualmente algumas das suas obras, que entretanto foram recuperadas por especialistas, encontram-se expostas no Museu Histórico Nacional, consideradas como patrimônio histórico nacional.

Para quem quer conhecer mais sobre a biografia ou obra do pintor, pode comprar um livro sobre Vitor Mereilles na loja virtual da Livraria Saraiva.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.